Saúde
A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida ou completo bem estar físico, mental e social. Ela depende de muitas coisas, como, condições sociais, históricas, econômicas, ambientais e escolhas que fizemos no nosso dia-a-dia. A saúde é um direito de todos e um dever do estado.
7.2 HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL
Os indicadores de saúde são abordados por diversos estudiosos em inúmeras publicações porque desde o inicio do Brasil colonial não existia praticamente nada que fosse considerado uma saúde pública para o povo, já que até o ano de 1789 existiam apenas quatro médicos no Rio de Janeiro para a população local.
Apenas em 1808, com a chegada da família real de Portugal foi forçado a necessidade de serem criados escolas de medicina no país.
A cidade do Rio de Janeiro apresentava o principal porto do país e devido sua importância econômica tiveram de ocorrer diversas modificações no setor da saúde, pois com as importações e exportações o número de doenças aumentava.
Devido ao quadro de fragilidade que apresentava, a população era obrigada a buscar outros meios para lutar contra as próprias doenças e a morte. Os mais ricos buscavam atendimento na Europa ou em clinicas particulares que começaram a surgir na cidade, sendo que, a população menos favorecida buscava a ajuda de curandeiros.
A fase imperial da história brasileira encerrou-se sem que o Estado solucionasse os graves problemas de saúde do povo, fazendo com que o Brasil fosse conhecido como um país insalubre.
Até o inicio do século XX, a saúde pública estava disponível apenas a uma pequena parcela. O período de 1900 a 1920 foi caracterizado por um forte desenvolvimento econômico devido à expansão das indústrias cafeeiras e a chegada dos imigrantes. Com isso, eram desenvolvidas apenas ações sanitárias e o controle de doenças como a varíola, a malária e a febre amarela.
Baseando-se em