Leite
O leite é um alimento infantil, portanto é muito importante o seu controle. A partir do momento em que é ordenhado até o momento do uso deve ter sua qualidade controlada.
Fazenda leiteira - tipo A leite ordenhado e tratado totalmente na granja, a única coisa feita manualmente é higienizar a teta da vaca e colocar o bocal da ordenhadeira e o leite é ordenhado mecanicamente e vai para um refrigerador para ser homogeneizado, pasteurizado e envazado sem ser colocado a mão no leite. - tipo B leite tratado fora da fazenda leiteira, é ordenhado mecanicamente só que não é processado na fazenda, é armazenado a 4°C e depois do armazenamento é levado para ser tratado em um laticínio.
- tipo C pode ser feito manualmente ou - UHT mecanicamente
Fluxograma (etapas) de obtenção do leite:
Ordenha → armazenamento → transporte → usina refrigeração tbém sobre ↓
4°C refrig. tratamento térmico (pasteurização ou
Esterilização)
↓
Envaze
↓
Transporte
↓
Comercializado
Com relação a ordenha deve-se fazer de 2 a 3 ordenhas por dia com espaço de 8 a 10 horas entre as ordenhas.
Os requisitos obrigatórios para se fazer a ordenha são: as fêmeas devem estar sãs, sadias, descansadas e em bom estado de nutrição. É proibida a coleta do colostro que é a secreção liberada até o 10° dia pós parto. Porque neste colostro estão anticorpos da vaca para o bezerro.
Coleta do leite de retenção que é a secreção eliminada até 30 dias antes do parto. Os testes microbiológicos precisa dar reação negativa para brucelose e tuberculose.
A ordenha precisa ser total e ininterrupta. É preciso esgotar os 4 tetos. É necessário tirar o leite.
É preciso rejeitar os primeiros jatos porque são os que estão com contaminação superficial. E também porque tem o resto de sanitizante da higienização que foi realizada na vaca.
Tudo precisa estar sanitizado e limpo. As vacas, o