REVOLUÇAÕ
Bibliografia
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, J. Ferreira de, TOSCHI, M. Seabra. Educação escolar: políticas, estruturas e organização. São Paulo: Cortez, 2003. – (Coleção Docência em Formação / coordenação Antonio Joaquim Severino, Selma Garrido Pimenta)
1. Revolução tecnológica: impactos e perspectivas. Plt-pág69.
Inicialmente, buscaremos compreender em que consistem as transformações técnico-científicas. Plt-pág.69.
Os estudiosos do assunto mencionam essas transformações com diferentes denominações, tais como Terceira revolução industrial, revolução cientifica, revolução informacional, revolução informática, era digital, sociedade técnico-informacional, sociedade do conhecimento ou, simplesmente, revolução tecnológica.
Boa parte dos autores leva a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais decorrem da aceleração das transformações técnico-científicas.
A ciência e a técnica estariam assumindo o papel de força produtiva em lugar dos trabalhadores, já que seu uso, cada vez mais intenso, faria crescer a produção e diminuiria significativamente o trabalho humano.
As transformações técnico-científicas resultam da ação humana concreta, ou seja, de interesses econômicos conflitantes que se manifestam no Estado e no Mercado, pólos complementares do jogo capitalista. Plt-pág.70
Essas transformações refletem a diversidade e os contrastes da sociedade e, em decorrência, o empreendimento do capital em controlar e explorar as capacidades materiais e humanas de produção e riqueza. P lt-pág.70.
Uma tríade revolucionária: a energia termonuclear, a microbiologia e a microeletrônico. Plt-pág.70
Essa tríade aponta em grande parte, os caminhos do conhecimento e as perspectiva do desenvolvimento da humanidade. Plt-pág.70
A revolução tecnológica, ou Terceira revolução industrial é marcada, entre outras, pela energia termonuclear. .
A