gramática Gerativa
DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES
CURSO DE LETRAS
1º SEMESTRE
ANO: 2014 PERÍODO: 3 º
DISCIPLINA: Estudos da Linguagem II
PROFESSOR: Rita Vergara
ALUNO (A):
TEXTO 5
A gramática gerativa
Gramática transformacional é uma expressão que designa o tipo de gramática gerativa que utiliza regras transformacionais ou outras para representar o movimento de constituintes e outros fenômenos da linguagem natural. Em particular, o termo refere-se quase exclusivamente as teorias que foram desenvolvidas pela tradição Chomskiana. Este termo é sinônimo regularmente do termo específico Gramática Gerativa transformacional.
Gerando orações gramaticais
A gramática gerativa, no sentido de que Noam Chomsky usa o termo, é um sistema de regras formalizado com precisão matemática, sem informações irrelevantes ao sistema, gera sentenças gramaticais da língua que descrevem ou caracterizam cada frase e atribuem uma descrição estrutural ou análise gramatical.
Gramáticas gerativas são de dois tipos: Gramática transformacional e gramática gerativa transformacional.
Gramática transformacional foi iniciada por Zellig S. Harris no desenvolvimento de um ensaio sobre o A "gramática gerativa transformacional. " de Noam Chomsky , a linguística até então, estava preocupada com a análise estrutural da linguagem, que considerava como uma realidade independente das habilidades do sujeito ; Este interesse levou-a , por exemplo, a procurar métodos rigorosos para extrair fonemas e morfemas , mas não para estudar os usos da linguagem e seus significados. Quando se queria entender como um sujeito era capaz de adquirir e desenvolver a linguagem se usava a psicologia. Psicólogos comportamentais (Skinner de modo destacado) considerou que a criança aprende a linguagem , como resultado dos reforços que os educadores fazem em seu comportamento verbal correto. Ao emitir declarações mal formadas, a criança é repreendida e quando os