Gramaticas
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE POSSE-GO
DISCIPLINA: LINGUÍSTICA
GRAMÁTICA
POSSE-GO
2013
GRAMÁTICA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota, na disciplina de Linguística, no curso de Licenciatura em Letras, na Universidade Estadual de Goiás.
Profª: Jucélia Ramos Silva
POSSE-GO
2013
1. Introdução
Quais são os tipos de gramáticas que podem ser encontradas? Há várias. Porém quando se refere aos tipos de gramáticas, geralmente pensamos na Gramática Normativa. Porém, nosso objetivo com esse trabalho, é descrever alguns tipos de gramáticas e aumentar o nosso conhecimento ao estudo da nossa própria língua. Abordaremos sobre os seguintes tipos: Gramática Normativa, que é aquela que quando se comenta sobre gramática é a que todos se referem. É aquela que encontramos nas escolas e em cursinhos, e trazem a forma adequada de falar e escrever. É conhecida também como Prescritiva.
Gramática descritiva é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada. Essa gramática se torna responsável pelo estudo da língua em se tratando de um dado contexto de comunicação.
Gramática Internalizada é definida como o conjunto de regras que o falante domina. A Gramática Gerativa analisa a estrutura gramatical das línguas. Gramática Universal é uma gramática que descreve e classifica fatos comuns a todas as línguas. Gramática Histórica é aquela cujo objetivo é o estudo de uma determinada língua, desde o seu surgimento até os nossos dias, ou seja, estuda a evolução da língua.
Com esse trabalho abrangeremos mais profundamente a respeito desses tipos de gramáticas.
1. Gramática Normativa
A gramática normativa ou gramática prescritiva, estuda as regras gramaticais de um ponto de vista que determina seu modo tradicional, a língua deve ser culta e padrão constituídas de regras. Para o linguísta Bechara (2006, p.52)