budismo
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
O BUDISMO
Autores: Camila Fonseca,
BELO HORIZONTE
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
FACULDADE MINEIRA DE DIREITO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. ORIGEM
3. PESSOAS REFERENCIAIS
4. PECULIARIDADES
5. DOUTRINA E CULTO
Formada por uma comunidade que está dividida entre monges e leigos, o budismo é uma religião que permite e possui debates divergentes entre as escolas e professores budistas referentes a assuntos como aborto e homossexualidade fora de seu espaço religioso, mas é também fortemente marcada por um rígido código de conduta, onde os monges possuem mais de duzentas regras a serem seguidas, sendo 5 destas regras ou preceitos fundamentais as mais notórias dentro da comunidade. Os 5 preceitos fundamentais são:
1) Eu tomo o preceito de abster-me de matar seres vivos;
2) Eu tomo o preceito de abster-me de tomar o que não for dado;
3) Eu tomo o preceito de abster-me de comportamento sexual impróprio;
4) Eu tomo o preceito de abster-me da linguagem incorreta;
5) Eu tomo o preceito de abster-me do vinho, álcool e outros embriagantes que causam a negligência
Sua doutrina básica se baseia na ideia de que “a vida é só sofrimento” “não há felicidade real”. Buda aponta o caminho óctuplo como sendo um guia para “apagar a sede de viver” e, assim, compreender a miserabilidade da vida.
Esse caminho é um conjunto de oito práticas que correspondem à quarta nobre verdade do budismo e também é conhecido como o "caminho do meio" porque é baseado na moderação e na harmonia, sem cair em extremos. Ele corresponde aos seguintes atos:
1) Compreensão correta: Conhecer as Quatro Nobres Verdades de maneira a entender as coisas como elas realmente são, e com isso gerar uma motivação de querer se liberar de dukkha (Primeira nobre verdade; sofrimento; dito como uma característica básica do universo)