Finanças Empresariais
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA 4
2.2 DIREITO TRIBUTÁRIO 7
2.3 MERCADO DE CAPITAIS 11
3 ENTREVISTA E ANÁLISE DA EMPRESA 14
3.1 GAZIN 14
3.2 LOJA BELEZA DA MULHER 18
4 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS 21
4.1 GAZIN 21
4.2 LOJA BELEZA DA MULHER 21
5 CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver a habilidade e a capacidade dos alunos em diagnosticar as empresas, focando na área financeira. Alunos que cursam Bacharelado em Administração, na UNOPAR (Universidade Norte do Paraná).
Os Administradores de empresas vivem permanentemente cercados de problemas, e das decisões dependem os resultados da companhia. O bom Administrador tem que estar atento às variações e oscilações do mercado, tem que empenhar-se, ler, estudar, a fim de tomar as melhores decisões de forma rápida e segura.
Devido às taxas de juros desequilibradas, intervenções constantes do governo, redução de IPI, dentre outras, muda-se frequentemente as regras da economia e isto exige uma aptidão mais analítica dos gestores organizacionais, levando estes profissionais à quase sempre se adaptarem a realidade do Brasil. Pois, para trabalhar com finanças, o profissional tem que ter vocação para seguir normas e procedimentos, trabalhar sob pressão, ser objetivo e assertivo, cumprir metas e trazer resultados para a empresa. As decisões tomadas são fundamentais para a continuidade das empresas, e todas necessitam de um gestor financeiro capacitado e habilitado, que possa planejar o futuro da organização; utilizando ferramentas baseadas nas informações geradas por sua própria administração, que irão permitir a execução dos planos traçados, e se eventualmente encontrarem alguma mudança no decorrer do caminho,