Teoria geral dos sistemas
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAS
Aluno: Diego Roberto Lima Silva Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais e Contábeis
Professor: Aldemar de Araújo Santos.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS): Ludwig Von Bertalanffy
1. INTRODUÇÃO
Com o avanço tecnológico, os sistemas encontram-se presentes em diversos campos da ciência. Essas transformações ocorrem na maneira de pensar do indivíduo, que passa a encarar tudo como se fossem grandes sistemas, assim reorientando o pensamento científico.
A Teoria Geral dos Sistemas foi elaborada, em 1937, por Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia. Os seus primeiros enunciados são de 1925 e ela é amplamente reconhecida na administração da década de 60. Ela tem como principal objetivo fazer uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes, além de analisar suas leis fundamentais.
Na TGS, dá-se ênfase à inter-relação e interdependência entre os componentes que formam um sistema, que por sua vez é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente. E é disso que trata os conceitos de transação, referindo-se à integração simultânea e independente entre esses componentes; e globalidade, que diz que um sistema constitui um todo técnico, assim, qualquer mudança em uma das partes afetará todo o conjunto.
Buscava-se uma teoria que fosse comum a todos os ramos da ciência e se pesquisavam os denominadores comuns para o estudo e abordagem dos sistemas vivos. Esta foi uma percepção de diversos cientistas, que entenderam que certos princípios e conclusões eram válidos e aplicáveis a diferentes setores do conhecimento humano.
2. TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Um sistema é um conjunto de partes formando um todo complexo, unitário. É formado de componentes, ele não vive