Teoria geral dos sistemas
Enquadramento
A Teoria Geral dos Sistemas ganha expressão pela mão de Ludwig Von Bertalanffy, para preencher uma lacuna na pesquisa e na teoria da Biologia, nas décadas de 40 e 50. Chiavenato afirma entre 1950 e 1968.
Teoria geral dos sistemas e teoria das organizações A teoria geral dos sistemas começou a ter impacto nas ciências sociais com Ludwig Von Bertalanffy nas décadas de 40 e 50. Esta teoria tinha como objectivo ver os princípios e as leis dos sistemas como hipóteses teóricas para a física, a biologia e as ciências sociais.
PPT 2 e 3 Na natureza desta teoria destacam-se dois sistemas: Sistema fechado Sistema aberto
Esta teoria constituiu-se e desenvolveu-se para tentar explicar fenómenos naturais e sociais e parte das propriedades e leis especificas das diferentes partes que os constituem. É necessário partir de uma premissa: a natureza diferenciada dos sistemas fechados e dos sistemas abertos. No sistema fechado, por se encontrarem isolados do seu meio ambiente e possuidores de entropia positiva faz gerar a desorganização e diferenças estruturais (o equilíbrio só é reposto com a desintegração ou morte dos sistemas).
Por outro lado, o sistema aberto apresenta relações de intercâmbio com o meio ambiente, através de outputs e inputs, que gera ordem e organização:
PPT 5 Dada a sua incidência no funcionamento das organizações é necessário referenciar as três propriedades específicas: Interdependência: Directa:influência da qualidade da matéria - prima na qualidade do produto final; Indirecta: influência da conjuntura económica no escoamento dos produtos. Mudança de uma das partes mudará todo o sistema organizacional
Conceito de todo: encara o sistema do ponto de vista do seu funcionamento global. Sinergia: esforço conjunto de dois ou mais órgãos tem um resultado final maior que o conseguido por um só órgão = efeito interactivo das partes do sistema que funciona melhor em conjunto do que em partes separadas.
PPT 6 As