TEORIA GERAL DE SISTEMA
FLEXÍVEIS
ESTUDO DE CASO DA TG.S (TEORIA GERAL DE
SISTEMA) E ABORDAGEM SISTEMA
Alunos:
ALEX QUEIROZ
ARYANE MICHELLE DE LIMA
ALESSANDRO JOSÉ TOLEDO
CARLOS ALBERTO BOSSATTO
EDMILSON MENDES
JOSÉ LUIZ
WILLIAM RENATO ROSSATTO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TEORIA GERAL DE SISTEMA
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da inter-relação entre eles em diferentes espaços, assim como a inter-relação de suas partes. Ela ainda analisa as leis fundamentais dos sistemas.
Um sistema, é formado de componentes ou elementos. Quando existe apenas um componente individual ele é chamado de elemento único, quando estes elementos únicos se interrelacionam, eles são chamados de componentes, e quando estes componentes se inter-relacionam com elementos únicos, eles são chamados de componentes gerais. Um sistema não vive isolado, ele é sempre parte de um todo. Ele é geral para as partes que o compõe e é parte da composição de outro sistema mais geral de um todo.
ESTUDOS ABORDAGEM SISTEMICA
A abordagem sistêmica trata- se de três escolas principais: • Cibernética e administração.
• Teoria Matemática da administração
• Teoria de Sistemas
CIBERNÉTICA E ADMINISTRAÇÃO
Cibernética é a ciência da comunicação e do controle , seja animal (Homens e seres vivos) ou maquina, baseada na comunicação
(transferência de informação).
• No caso da administração, por exemplo, a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc.
TIPOS DE PROBLEMAS
• Problemas estruturados : é aquele que pode ser perfeitamente definido, pois suas variáveis principais - como os vários estados da natureza, ações possíveis, possíveis consequências - são conhecidas. • Problemas não estruturados: é aquele que não pode ser claramente definido, pois uma ou mais de suas variáveis é desconhecida ou não pode ser determinada com algum grau de confiança.
CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS