Teoria Geral do Processo
Aluna: Sueli Gomes da Silva
QUESTÕES:
1. Em que consiste o Princípio Lógico?
Consiste na seleção dos meios mais eficazes e rápidos de procurar e descobrir a verdade e de evitar erros.
2. Conceitue o Princípio da Imparcialidade do juiz.
É a garantia de justiça para as partes, pois a credibilidade do processo está no juiz dar uma decisão mais justa possível.
3. Explique o Princípio do Contraditório e da ampla defesa.
O juiz deve ouvir as partes para exposição de suas razões, provas e argumentações a fim de elaborar seu parecer, como resultado da tese e antítese, no processo dialético; sendo seu oposto a liminar inaudita altera parte
O caso do “maníaco do parque” assustou a sociedade brasileira no que tange o comportamento humano: Nem sempre uma pessoa “educada, gentil, simpática, estudado e com um papo legal” é o que parece ser.
De acordo com especialistas, muitos são os portadores de condutas fora do padrão da normalidade, muitos são os que se enquadram em algum distúrbio comportamental, mas isso não significa que haverá eclosão desse comportamento.
O “maníaco do parque” é, segundo especialistas forenses, uma pessoa com transtornos de personalidade do tipo “vingador”: estupra e mata, mas não se sente culpado. É como se ele quisesse transferir sua dor para a sociedade. Seu comportamento patológico pode ser fruto de abusos e violências na infância.
Francisco de Assis Pereira era tido como “simpático, educado, gentil e com um papo legal”, ingredientes decisivos para abordar e convencer suas vítimas. Seu perfil perpassa pela formação reativa, deslocamento, assim como consequência de sua infância sendo molestado sexualmente por sua tia materna