Hubs, Comutadores, Roteadores e Modens
Hubs, comutadores, roteadores e pontos de acesso são todos usados para conectar computadores juntos em uma rede, mas cada um deles tem recursos diferentes.
Hubs Hubs permitem que computadores em uma rede se comuniquem. Cada computador se conecta no hub com um cabo Ethernet e as informações enviadas de um computador para outro passa pelo hub. Um hub não pode identificar a origem ou o destino planejado das informações que recebe, portanto, ele envia as informações para todos os computadores conectados a ele, inclusive o que enviou. Um hub pode enviar ou receber informações, mas não pode fazer ambos simultaneamente. Isso torna os hubs mais lentos que os comutadores. Os hubs são os menos complexos e os menos caros desses dispositivos.
Comutadores
Os comutadores funcionam da mesma maneira que os hubs, mas eles podem identificar o destino planejado das informações que recebe, portanto, enviam essas informações para somente os computadores que devem recebê-las. Os comutadores podem enviar e receber informações simultaneamente, portanto, podem enviar informações mais rápido do que os hubs. Se a rede doméstica tiver quatro ou mais computadores, ou se você desejar usar a rede para atividades que exigem transmitir muitas informações entre computadores (como participar de jogos de rede ou compartilhar músicas), provavelmente você usará um comutador em vez de um hub. Os comutadores custam um pouco mais que os hubs.
Roteadores
Os roteadores permitem que os computadores se comuniquem e podem transmitir informações entre duas redes; por exemplo, entre a rede doméstica e a Internet. Esse recurso para direcionar o tráfego da rede é o que dá ao roteador esse nome. Os roteadores podem ser com fio (usando cabos Ethernet) ou sem fio. Se você apenas deseja conectar seus computadores, os hubs e comutadores funcionam bem; entretanto, se você deseja conceder acesso à Internet a todos os seus computadores