Teoria dos jogos
teoria dos jogos produção textual
Limoeiro do Norte - Ceará
Maio - 2010
maria flávia oliveira costa
teoria dos jogos produção textual
Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria dos Jogos . Orientador: Ricardo Belinski.
Limoeiro do Norte - Ceará
2010
S U M Á R I O
1. Introdução 4 2. Desenvolvimento 5 3. Conclusão 9 4. Referências ......10
1. INTRODUÇÃO
Desde o início da humanidade, o homem utiliza varias ferramentas para se comunicar e estabelecer parâmetros com o seu semelhante. Assim algumas empresas vêm utilizando os jogos como ferramenta (simulação) para o planejamento de suas ações como estratégias e cenários de logística, financeiro, departamento comercial, entre outros. Essas ações e suas variáveis podem avaliar e vislumbrar situações que poderiam ocorrer quando o procedimento fora colocado em prática e, com isto, apresentar um menor risco em sua aplicabilidade real, otimizando sua tomada de decisão. Devemos salientar que como qualquer processo de treinamento, o jogo pode trazer inúmeros benefícios. Pode também, entretanto, trazer situações de risco e isto faz parte do processo de maturidade dos jogos. A responsabilidade do jogo deve ter um limite imposto pela empresa, quando da execução do mesmo.
2. DESENVOLVIMENTO
1. Por que nem tudo pode ser dito ou mostrado no ambiente empresarial?
Que tipo de estratégia pode estar escondido neste tipo de comportamento das pessoas?
Resposta:
Pelo fato de todos se cumprimentam, se falarem, tomarem cafezinhos, almoçarem juntos e viverem em uma aparente harmonia em uma organização. Com toda essa integração social é possível perceber que nem tudo vai ser dito, mostrado ou pensado. Cada colaborador em uma empresa tem sua estratégia de comportamento pessoal diante dos