Teoria dos jogos
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
LEILA REGINA NUNES
TEORIA DOS JOGOS
Irecê
2009
LEILA REGINA NUNES
TEORIA DOS JOGOS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria dos jogos Orientador: Marcelo Resquetti Tarifa
Irecê
2009
PRODUÇÃO TEXTUAL – TEORIA DOS JOGOS
“Teoria dos jogos: o teorema de equilíbrio de Nash”.
Introdução:
A teoria dos jogos tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
A teoria dos jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais “agentes de decisão” interagem entre si. Ela fornece a linguagem para a descrição de processos de decisão conscientes e objetivos envolvendo mais do que um indivíduo, equaciona os conflitos, onde o foco são as estratégias utilizadas pelos jogadores.
A teoria dos jogos é usada para se estudar assuntos tais como eleições, leilões, balança de poder, evolução genética, etc. Ela é também uma teoria matemática pura, que pode e tem sido estudada como tal, sem a necessidade de relacioná-la com problemas comportamentais ou jogos.
O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores.
O principal objetivo da Teoria dos Jogos é analisar situações onde agentes
(jogadores) tomam decisões como reação às ações de outros agentes.
Desenvolver a capacidade analitica de