teoria dos jogos
CURSO DE DIREITO
Matéria: Economia
Professor: José Tavares de Borba
JEAN CARLOS SOUZA HOFMANN
FRANCIELE
PRISCILA ROBERTA GATTO
RENAN SILVEIRA SOUZA
VAGNER DEBASTIANI
TEORIA DOS JOGOS
JARAGUÁ DO SUL
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 TEORIA DOS JOGOS 4 CONCLUSÃO 6 REFERÊNCIAS BIBLÍOGRAFICAS 7
INTRODUÇÃO
A teoria dos jogos é a teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais agentes de decisão interagem entre si.
É usada para estudar assuntos como eleições, leilões, balança de poder, e evolução genética entre outros, é também uma teoria matemática pura, sem a necessidade de relacioná-la com problemas comportamentais.
Uma ferramenta usada para alegoria que auxiliam no entendimento de sistemas mais complicados.
1. TEORIA DOS JOGOS
A Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde os jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
Registros antigos sobre a teoria dos jogos apontam que no seu inicio ela chamou pouca atenção. Inicialmente foi desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois por Corporação RAND para definir estratégias nucleares, hoje ela é utilizada em diversos campos acadêmicos.
Foi a partir de 1970 que ela passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução de espécies por seleção natural, mas só em meados dos anos 30 do século XX que a teoria tornou-se um ramo proeminente da matemática, especialmente depois da publicação em 1944 de The Theory of Games and Economic Behavior do grande matemático John Neumann já em 1950, foi à vez do matemático John Forbes Nash Junior publicar quatro artigos importantes para a teoria dos jogos não-cooperativos ele também provou a existência do equilíbrio de estratégias mistas para jogos não-cooperativos, denominado e equilíbrio