Teoria Dos Jogos
Introdução:
A Teoria dos Jogos tornou-se um ramo proeminente da matemática nos anos 40 do século XX, especialmente depois da publicação em 1944 da obra, The Theory of Games and Economic Behavior (Teoria dos Jogos e Comportamento Econômico) de John Von Neumann e Oskar Morgenstern. A Teoria dos Jogos distingue-se da economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns.
Desenvolvimento:
A Teoria dos Jogos pode ser entendida como sendo, uma análise matemática de qualquer situação que envolve um conflito de interesse, com a intenção de indicar as escolhas ótimas que, sob circunstâncias dadas, conduzirão a um resultado desejado.
Embora a Teoria dos Jogos tenha raízes no estudo dos divertimentos tais como verificadores, jogo do galo, e poker - daqui o nome - envolve também questões muito mais sérias que se levantam em campos como o da sociologia, economia, ciência política e militar.
A Teoria dos Jogos foi explorada primeiramente pelo matemático francês Émile Borel que, em 1912, escreveu diversas obras sobre jogos de possibilidade e Teorias dos Jogos. Em 1928, John Von Neumann, publicou um artigo intitulado de "Zur Theorie der Gesellschaftspiele" ("Theory of Parlour Games") em que defende e prova o "minimax theorem" (teorema mínimo-máximo), estrutura matemática para todos os desenvolvimentos teóricos subseqüentes.
Durante a segunda grande guerra, áreas como a logística, a guerra submarina e a defesa aérea basearam-se diretamente na Teoria dos Jogos que, depois disso se desenvolveu no contexto das ciências sociais.
Conceitos Básicos:
Jogo
Um tipo de conflito em que n indivíduos ou grupos (denominados como jogadores) participam. Uma lista das regras estipula as circunstâncias em