Quinhentismo
O Quinhentismo corresponde a todas as manifestações literárias que ocorreram no Brasil durante o século XVI, decorrente das influencias europeias em terras brasileiras. As manifestações literárias, decorrentes desse período, fazem parte de uma literatura no Brasil e não do Brasil, pois é presente a cosmovisão do homem europeu e de suas ambições. É nesse período que se desenvolve a literatura de informação, voltada para as riquezas materiais e a literatura de catequese, voltada para a catequização dos nativos(índios).
LITERATURA INFORMATIVA: A literatura informativa também chamada de literatura dos viajantes ou dos cronistas, reflexo que é das grandes navegações, empenha-se em fazer um levantamento da Terra nova, de sua fauna, flora e de seus habitantes. É por esse motivo que a literatura de informação, sendo meramente descritiva, tem pouco valor literário. No entanto um grande valor histórico, pois é esses documentos a única de informação sobre o Brasil no século XVI. Sua principal característica é a exaltação da terra, a exuberância de um mundo tropical. Com relação à linguagem transparece o uso exagerado de adjetivos, quase sempre empregados no superlativo.
LITERATURA DOS JESUÍTAS: A literatura dos jesuítas, também chamada de literatura de catequese é uma consequência da contrarreforma, que era a principal preocupação dos jesuítas no trabalho de catequese. Do ponto de vista estético, foi a melhor produção literária do Quinhentismo brasileiro. Além da poesia de devoção, os jesuítas cultivaram o teatro de caráter pedagógico, inspirado em passagens bíblicas, e produziam documentos de como andavam o trabalho na colônia para os superiores na Europa.