Trabalho
O uso deste material não substitui e nem dispensa a leitura dos livros indicados como bibliografia básica do curso.
PROFº WANDERLEY DOS SAMTOS wsamtos@uol.com.br
| |
INTRODUÇÃO
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
Em um país fortemente industrializado, todos, desde o cidadão comum até os organismos de dimensão nacional e internacional, estão envolvidos de diversas maneiras e de modo cada vez mais acentuado nas atividades empresariais. É grande, portanto, o número de agentes que desejam ser informados a respeito do andamento da vida das empresas.
Mas são poucos aqueles que conhecem de modo claro o papel dos levantamentos contábeis em relação aos fatos empresariais. Ainda hoje se ouve de personalidades de destaque, que a contabilidade das empresas não lhes diz respeito e que deve ser tratada por contabilistas.
Tal atitude não é aceitável nem produtiva, pois são cada vez mais importantes as relações entre a empresa e organizações externas, bem como ficam cada vez mais estreitas as ligações entre as diversas funções empresariais (técnica, comercial, administrativa etc).
Falar de contabilidade significa, portanto, vir ao encontro das exigências de um número cada vez maior de indivíduos desejosos de aumentar seus conhecimentos a respeito dos "fatos empresariais".
DEFINIÇÃO DE CONTABILIDADE
Trata-se de uma metodologia que estuda e organiza os registros dos fatos que afetam a situação patrimonial, financeira e econômica da empresa.
RESPONDA
1. O que é contabilidade?
2. Cite quatro ramificações da contabilidade.
3. De acordo com a origem do capital as entidades podem ser classificadas de que forma?
4. O que são empresas privadas?
5. O que são empresas publica?
6. O que são empresas mistas?
7. Cite cinco funções que os contabilistas podem exercer.
8.