teoria do comportamento
Originou-se em 1957, exatamente quando surgiu uma reação muito forte dos operários, à maneira deles, e dos trabalhadores intelectuais, atacando principalmente a Teoria Clássica.
A teoria do comportamento tem sua ênfase mais significativa nas ciências do comportamento e na busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais do que com a estrutura. Amplia a discussão sobre a motivação humana e a teoria sobre os fatores que orientam o comportamento das pessoas.
A teoria comportamental trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas.
CARACTERÍSTICAS:
1- A ênfase nas pessoas;
2- Preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3- Estudo do comportamento humano (motivação humana – teoria de Maslow).
A teoria comportamental da administração tem seu início em Herbert Alexander Simon, Chester Barnard, Douglas McGregor, Rensis Likert, Chris Argyris, são autores importantes dessa teoria. Dentro do campo de motivação humana, salienta-se Abraham Maslow, Frederick Herzberg e David Mcclelland.
ABORDAGEM COMPORTAMENTAL:
Teoria de Campo (Kurt Lewin) é baseada em duas posições:
1ª – Comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;
2ª – Esses fatos coexistentes tem caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes.
Lewin propõe a seguinte equação:
C = f (P, M)
C –> Comportamento; f –> Resultado da interação entre a pessoa;
P –> Meio ambiente;
M –> que a rodeia
Motivação - Pirâmide de Maslow
TEORIA X E Y.
PRESSUPOSIÇÕES DA TEORIA X
PRESSUPOSIÇÕES DA TEORIA Y
As pessoas são preguiçosas e indolentes
As pessoas são esforçadas e gostam de ter o que fazer