Teorias do comportamento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
PROFESSOR: CLAUDIO LUDGERO
ALUNA: EDILENE VIEIRA LEÃO
TRABALHO DE PSICOLOGIA GERAL
BELÉM (PA)
2012
Trabalho de Psicologia Geral
Curso de Pedagogia
Professor: Cláudio Ludgero
Aluna: Edilene Vieira Leão
Data: 30/11/2012
Resumo do assunto: Concepções Teóricas sobre a Determinação do Comportamento Humano
Concepção Inatista Essa concepção afirma que as capacidades humanas já nasceriam prontas e quase não mudariam ao longo da vida. Nossa vida, nossas relações e as coisas que aprendemos não influenciariam aquilo que já herdamos, que já está conosco quando nascemos, nem modificariam nossos valores, hábitos e crenças. O desenvolvimento ocorreria de forma espontânea. Essa é uma concepção que dá muita importância aos aspectos biológicos. Veja algumas expressões populares que ilustram a concepção inatista:
_ “Filho de peixe, peixinho é”.
_ “Pau que nasce torto morre torto”.
_ “O homem já nasce pronto”.
Concepção Ambientalista O sujeito vai desenvolvendo-se passivamente por causa dos estímulos que reforçaram ou puniram comportamentos anteriores e pode ser manipulado e controlado. Não importam muito as características que a pessoa tenha desde que nasceu, pois a influência do ambiente é que vai determinar como a pessoa vai desenvolver-se e em que ela vai transformar-se. O desenvolvimento é explicado por normas e padrões, que levam a um controle dos comportamentos do sujeito.
Veja algumas expressões populares que ilustram a concepção ambientalista:
_ “Maria vai com as outras”.
_ “O meio faz o homem”.
_ “Dize-me com quem andas que te direi quem és”.
Concepção Interacionista O ser humano é entendido como uma integração dinâmica e constantemente transformada de fatores internos e externos. O sujeito é um ser que se constitui ativamente nas interações com o meio, com os objetos e, principalmente, com as outras pessoas. A história das