Teoria do comportamento organizacional
Alunos:
|
teoria do comportamento organizacional | Esse trabalho descreve sobre a teoria do comportamento organizacional e sua origem, destacando os principais elementos do comportamento humano e seus reflexos nas organizações. O trabalho foi desenvolvido, através de pesquisas em material de estudiosos da área do comportamento organizacional. |
Matrícula:
INTRODUÇÃO
Desde os primórdios das teorias de Administração observa-se que o trabalho do ser humano é afetado pelo ambiente, por suas necessidades, expectativas e diferenças intrínsecas ao ser humano, tais como habilidades específicas, diferenças culturais e percepção.
A teoria do comportamento organizacional estuda estes aspectos nas organizações, com o objetivo de nos auxiliar no entendimento dessas variáveis, quais são suas relações e interferências, para que possamos criar políticas de gestão de pessoas.
Em 1950, foi desenvolvida nos Estados Unidos, uma nova concepção de administração, baseada no comportamento humano nas organizações. Em função do behaviorismo na psicologia, chamamos essa concepção de abordagem behaviorista, ou abordagem comportamental, que marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa, buscando novas soluções humanas, democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais.
A preocupação com a estrutura organizacional acaba deslocando-se para a preocupação com os processos organizacionais e também com comportamento das pessoas na organização.
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Uma empresa é uma unidade social, formada por pessoas, que coordenadas, atuam em conjunto, para atingir um objetivo comum. Essas pessoas formam uma organização, atuam de forma contínua na busca de objetivos previamente estabelecidos.
É um desafio ao administrador, principalmente pessoas que exercem o cargo de gerência, manter as pessoas motivadas e com foco nos objetivos traçados.