Teoria da ação
Na teoria da ação, onde se interage com um sistema de computador, os objetivos são expressos em termos psicológicos, e os mecanismos e estados do sistema em termos físicos. As discordâncias entre as variáveis físicas e psicológicas são um ponto muito importante a ser considerado no projeto, análise e utilização dos sistemas.(NORMAN, 1986) resume todo o processo de execução e avaliação de uma ação em sete estágios de atividades:
1. Estabelecimento do objetivo
2. Formação de intenção
3. Especificação da seqüência de ação
4. Execução da ação
5. Percepção do estado do sistema
6. Interpretação do estado do sistema
7. Avaliação do estado do sistema em relação aos objetivos e intenções.
As atividades não são executadas como uma simples seqüência de estágios. Os estágios podem aparecer fora de ordem, alguns podem ser saltados e outros repetidos, porém tem-se agora a noção de que a análise de uma tarefa, mesmo sendo ela simples, pode ser muito complexa. Os sete estágios de atividades do usuário, envolvidos na execução de uma ação (NORMAN, 1986).
Estágios da Execução
Execution formally means to perform or do something. Execução formalmente os meios para cumprir ou fazer alguma coisa. Norman explains that a person sitting on an armchair while reading a book during dusk time, might need more light when it becomes dimmer and dimmer. Norman explica que uma pessoa sentada em uma poltrona lendo um livro durante o tempo de anoitecer, pode precisar de mais luz quando ela se torna mais escuro e mais escuro. To do that, he needs to switch on the button of a lamp ie get more light (the goal ). Para fazer isso, ele precisa ligar o botão de uma lâmpada ou seja, ficar mais facil (o objetivo ). To do this, one must need to specify on how to move one's body, how to stretch to reach the light switch and how to extend one's finger to push the button. Para fazer isso, deve-se necessário especificar sobre como