Teor de Vitamina C
Nesse experimento será utilizada uma titulação de oxi-redução para se determinar a quantidade de vitamina C (ácido ascórbico) em alguns produtos alimentícios, para isso uma alíquota de cada produto.
O método que será usado nesse experimento é chamado de iodimétrico e baseia-se na conversão de iodo molecular em íon iodeto, de acordo com a semi-reação:
I2(aq) + 2 e- → 2 I-
(aq)
O iodo molecular é um agente oxidante de poder moderado, de tal modo que oxida o ácido ascórbico somente até ácido dehidroascórbico.
Será preparada uma solução de vitamina C pura, ou seja, uma solução onde será dissolvido um comprimido que contém uma quantidade de ácido ascórbico conhecida, a qual vai ser utilizada como solução-padrão e que servirá como base para verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.
Nesta solução será adicionada a solução de amido, que é o indicador, e quantidade de iodo suficiente para reagir completamente com o ácido ascórbico presente no comprimido de vitamina C.
O iodo adicionado irá formar com o amido um composto de cor azul escuro intenso, e isto ocorre porque o amido é uma substância formada por dois constituintes chamados de: amilose, solúvel em água, e amilopectina, insolúvel em água.
A amilose é uma parte do amido que dá a cor azul intensa quando reage com as moléculas de iodo formando o complexo de amido-iodo.
● A titulometria de óxido redução envolve reações em que ocorrem transferência de elétrons.
A análise de ácido ascórbico normalmente é realizada através de reação com um agente oxidante, a qual deve ser realizada o mais rapidamente possível, visto que o ácido é facilmente oxidado pelo próprio oxigênio do ar, formando ácido dihidroascórbico.
A semi-reação de oxidação do ácido ascórbico é a seguinte:
I2(aq) + 2 e- → 2 I-
(aq)
Existem vários agentes