Métodos e Técnicas de Pesquisa- Conhecimento
Aluno: Douglas Gass
1) Quais são os quatro tipos de conhecimento?
Os quatro tipos de conhecimento são: Conhecimento popular ou senso comum, conhecimento religioso, conhecimento filosófico e o conhecimento científico.
2) Dê três exemplos de conhecimento popular
A dor no calo do pé significa que vai chover, não comer mangas à noite e nem mistura-las com leite; não deixar o noivo ver sua amada vestida de noiva antes do casamento.
3) Caracterize o conhecimento religioso e dê dois exemplos dele
Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.
É valorativo porque baseia-se em doutrinas que possuem proposições sagradas (dogmas), que emitem um juízo de valor. É inspiracional, porque é revelada pelo sobrenatural. É sistemático porque os dogmas revelam um conhecimento organizado do mundo (de onde viemos, para qual finalidade e para que destino). É não verificável, porque não precisa, por depender da fé em um criador divino. É infalível e exato, porque os dogmas (revelações divinas) não podem ser discutidos. Exemplos: Acreditar que alguém foi curado por um milagre; acreditar em reencarnação;
4) Como se distinguem as religiões orientais das ocidentais?
Em suma, nas religiões ocidentais existe um único Deus, o criador, que fez o mundo e os homens, tendo como meta o relacionamento entre os seres humanos e Deus; já nas religiões orientais, além de ser comum o politeísmo, Deus, o mundo e os homens são a mesma coisa e têm como meta entrar em contato com o transcendental.
Com essa diferença contrastante, é possível distinguir as religiões orientais das ocidentais.
5) Como se distingue a Filosofia da ciência
A Ciência é intimamente baseada em fatos, tentando constituir normas e modelos, enquanto que a Filosofia é especulativa, baseada sobretudo na argumentação. As dúvidas que a Filosofia