trabalho de metodologia visual
Metodologia Visual
Textos, Símbolos e Mostradores
Iluminação e Cores
Matéria: Metodologia Visual
Textos, Símbolos e Mostradores
Tipologia
O que é família tipológica?
É um conjunto composto por todas as letras do alfabeto, incluindo maiúsculas e minúsculas , caracteres especiais, algarismos, sinais de ortografia, pontuação com elementos visuais,sendo eles, hastes, traves, curvas e serifas.
Lapidárias ou Bastões
A principal característica dessa família é a ausência de traves e curvas, serifas e hastes e até mesmo pouco ou nenhum contraste. Ela apresenta facilidade de compreensão do texto e são indicadas para textos curtos, já que a falta de contraste pode causar cansaço na leitura. É indicada para meios digitais, já que seu desenho favorece a conformação por pixels.
São boas para peças publicitárias de leitura rápida. E as mais conhecidas dessa família são Arial, a FranklinGothic e a Helvética.
Romanas Antigas ou Euzevires
Nessa família as principais características são a presença de serifas com desenho triangulares e hastes, curva e com o contraste suave.
São consideradas clássicas por sua origem, que veio dos desenhos das letras dos monumentos romanos, um exemplo é a Coluna de Trajano. Essa tipologia reflete equilíbrio, seriedade, longevidade, seriedade. Como são de fácil compreensão e design harmonioso, é indicada para textos longos e blocos de textos impressos. São usadas principalmente em jornais, livros e revistas. As mais conhecidas são Times New Roman, a Garamond, a Palatino e a que da nome ao grupo Euzevir.
Romanas Modernas ou Bodonis
Nessa família, as principais características consistem em serifas lineares, grande contraste entre as hastes traves e curvas. São delicadas e normalmente são de difícil de compreensão se usadas em tamanhos pequenos. A interpretação fica melhor em tamanhos médios.
São muito utilizadas para títulos ou chamadas de maior tamanho e quando