Vitamina c e suco de laranja
1)Introdução
O Brasil é, atualmente, um dos maiores pólos mundiais de produção de suco de fruta, com destaque para o suco de laranja em que o país é o maior produtor e exportador Mundial. O suco de laranja é considerado uma das melhores fontes de vitamina C também chamada de ácido ascórbico. E além da vitamina C, o suco de laranja possui outros importantes nutrientes, por exemplo, a cada 200 ml de suco fornecem 40 mg de vitamina C, 44 microg de ácido fólico, 190 mg de potássio e 15 mg de flavonóides.
A vitamina C é hidrossolúvel e termolábil, e como os seres humanos não possuem a capacidade de sintetizá-la, pois não possuem a enzima L-gulonolactona oxidase que participa da biossíntese da vitamina C ou do ascorbato, é necessário que ela seja adquirida através da dieta alimentar, pois a vitamina C é importante para manutenção de nossos epitélios (boca e outras cavidades internas), do colágeno (tendões, ossos e pele) e da função imune.
A cota dietética recomendada de vitamina C para homens adultos é 90mg/dia e para mulheres adultas 75mg/dia.
Diante da correria do dia a dia, houve um aumento na busca por sucos de frutas industrializados principalmente por aqueles que buscam alimentos mais saudáveis, com vantagens nutricionais e que não dispensam a praticidade.
Diante dessa demanda, no mercado, por produtos "prontos para o consumo” (PPC), a partir da década de 90, começaram a surgir no mercado nacional, inúmeras marcas comerciais de sucos de frutas industrializados.
E existem também os preparados sólidos para refresco (PSR) que são utilizados no preparo de bebidas, devendo ser dissolvidos em água fria, simulando o sabor do suco de fruta natural.
E estes produtos também trazem muitas vantagens como as facilidades de estocagem, de preparo, além da grande aceitação por adultos e crianças.
E o suco de laranja além de ser muito rico em vitamina C, é o suco mais consumido no mundo, equivalendo a aproximadamente, metade de