egito
Grupo:
Bimestre: 2º
Ensino: Médio
Ano / série: 2ª série ____
Componente Curricular: Laboratório de Química
Professor: Ricardo Honda / João de Freitas
Data:
/
/ 2011
Laboratório de Química
Experimento 7: Determinação do teor de vitamina C em alimentos
I. Objetivos:
- Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade de alimentos.
- Determinar a quantidade de vitamina C em alguns produtos alimentícios e comparar os resultados obtidos com os teores fornecidos pelos fabricantes.
II. Introdução teórica:
A maioria das vitaminas não pode ser fabricada pelo corpo, por isso é necessário obtê-las a partir dos alimentos. A vitamina D é uma exceção, pois ela pode ser produzida na pele com a exposição à luz solar. As bactérias que vivem no intestino também podem produzir algumas vitaminas.
As vitaminas eram conhecidas originalmente pelas letras do alfabeto, mas atualmente, os pesquisadores e outros profissionais de saúde utilizam o seu nome químico com mais frequência. Elas dividem-se em dois grupos: solúveis em água (hidrossolúveis) e solúveis em gordura (lipossolúveis).
As vitaminas solúveis em água são encontradas em alimentos não gordurosos e ricos em água como frutas e vegetais e as vitaminas solúveis em gordura são encontradas em alimentos gordurosos. Algumas vitaminas, particularmente as vitaminas solúveis em água são perdidas com o passar do tempo. Por esta razão, os alimentos frescos e pouco cozidos têm melhor suprimento de vitaminas. A vitamina C, por exemplo, é destruída pelo calor, e a vitamina B1 chamada “tiamina” é sensível a luz.
Os vegetais congelados são geralmente melhores fontes de vitaminas porque são resfriados logo após a colheita e as vitaminas são preservadas. Já os vegetais frescos podem permanecer em transito ou no mercado por dias antes de serem vendidos, ou ficarem armazenados em casa antes de serem consumidos.
A vitamina C,