Determinaçao do Teor de Àcido ascobico em comprimido de vitamina c
Este artigo apresenta de forma técnica da determinação do teor de acido ascórbico em um comprimido pelo método iodométrico.
INTRODUÇÃO
A vitamina C conhecida como ácido ascórbico é caracterizada como uma das 13 fundamentais vitaminas que compõe um grupo de substâncias químicas complexas necessárias para o funcionamento adequado do organismo.
É uma das vitaminas hidrossolúveis, isso significa dizer que o organismo usa o necessário e elimina o excesso. Apesar disso especialistas dos Institutos Nacionais de Saúde (National Institutes of Health) sugerem o aumento das atuais necessidades diárias recomendadas de vitamina C de 60 mg para 100-200 mg por dia. .
A vitamina C possui inúmeras funções no organismo, sua participação mais importante é na síntese de colágeno, substância que dá estrutura aos tecidos conjuntivos, como músculos, tendões, ossos e cartilagens, na síntese de hormônios e neuro-transmissores importantes, como a adrenalina, secretada durante situações estressantes, redução do nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.
PROPRIEDADES:
Propriedades químicas
Fórmula molecular
C6H8O6
Massa molar
176.13 g/mol
Aparência
Sólido branco ou amarelo claro
Densidade
1.65 g/cm³
Ponto de fusão
190 - 192 °C (dec)
Solubilidade em água
Solúvel
Acidez (pKa)
4.17 (first), 11.6 (second)
METODOLOGIA
Para determinação do teor de ácido ascórbico no comprimido usou-se o método iodométrico.
Dissolveu-se o comprimido de vitamina C com água destilada e preparou-se 100mL de solução com o mesmo. Após a decantação do amido contido no comprimido, pipetou-se 20mL da solução e realizou-se a titulação com uma solução de iodo 0,01N e usando como indicador iodo.
Após as titulações anotou-se os volumes para calcular o teor de ácido ascórbico na vitamina C.
RESULTADOS
Obteve-se nas medições os seguintes valores:
Titulação
Volume
1ª
11,4mL
2ª
11,0mL
3ª
11,1mL
Nessas condições obtivemos como média dos volumes