química
Química Ambiental
Curso – Técnico em Meio ambiente
1. Introdução.
A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a
Ecologia e a Engenharia Sanitária. A Química Ambiental estuda os processos químicos
(mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade.
Atualmente há uma grande preocupação em entender a química do meio ambiente, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em nosso planeta.
1.1. Noção de Poluição e Poluentes.
1.1.1. Poluição.
Considera-se poluição das águas, a presença, o lançamento ou a liberação, nas mesmas, de toda e qualquer forma de matéria ou energia, com intensidade em quantidade, de concentração ou características em desacordo com as que foram legalmente estabelecidas, ou que tornem ou possam tornar as águas:
Impróprias, nocivas ou ofensivas à saúde;
Inconvenientes ao bem-estar público;
Danosas aos materiais, à fauna e à flora;
Prejudiciais à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade, 1.1.2. Poluente.
Considera-se poluente das águas toda e qualquer forma de matéria ou energia que, direta ou indiretamente, causa poluição das águas.
1.1.3. Contaminação.
Considera-se contaminação a água que contiver organismos patogênicos, substâncias tóxicas ou resíduas radioativas e outros contaminantes (agentes contaminantes) que constituam perigo para a saúde pública. Nessas condições toda água contaminada é urna água poluída, mas nem toda água poluída é contaminada.
1.2. Tipos de poluição.
a) Sólida – areia, areia grossa, terra, cinzas, varreduras de qualquer fábrica, mina, pedreira ou casa; qualquer lama ou matéria sólida de /esgoto i qualquer vegetal ou outro lixo, sobras ou partes da carcaça de qualquer animal, borracha, madeira