Teor de lipídeos no queijo de coalho
O termo lipídeo é utilizado para gorduras e substâncias gordurosas. Lipídeos são definidos como componentes do alimento que são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos, tais como éter etílico, éter de petróleo, acetona, clorofórmio, benzeno e álcoois. Esses solventes apolares extraem a fração lipídica neutra que incluem ácidos graxos livres, mono, di e triacilgliceróis, e alguns mais polares como fosfolipídeos, glicolipídeos e esfingolipídeos.Esteróis,ceras,pigmentos lipossolúveis e vitaminas,que contribuem com energia na dieta,podem ser extraídos apenas parcialmente. (CECCHI, 2012)
Entende-se por queijo de coalho , o queijo que se obtém através da coagulação do leite por meio do coalho ou por outras enzimas coagulantes apropriadas, complementadas ou não pela ação de outras bactérias lácteas selecionadas, e comercializado normalmente com até 10 dias de fabricação. É um queijo de média a alta umidade , de massa semi-cozida ou cozida.
(http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/lipideos.htm,2012)
Bem aceito e com grande popularidade, o queijo de coalho tem sua produção restrita à Região Nordeste, sendo encontrado, principalmente, nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sendo assim, na região nordestina, a maior parte da produção do queijo de coalho é obtida em pequenas e médias queijarias, as quais movimentam, mensalmente, algo em torno de 10 milhões de reais, o que sinaliza essa atividade como sendo importante para o âmbito social e econômico de tal localidade.
Objetivo
O presente relatório tem por objetivo descrever os procedimentos realizados para a obtenção do teor de lipídeos em uma determinada amostra, neste caso sendo a mesma o queijo de coalho, na busca de alcançar os resultados desejados. Referencial Teórico
Embora os