Consignação em pagamento
Adão Alves, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do documento de identidade RG nº. ... e inscrito no CPF sob o nº. ..., domiciliado e residente no endereço ... e Joana Lima, nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do documento de identidade RG nº. ... e inscrita no CPF sob o nº. ..., domiciliada e residente no endereço, por meio do seu advogado e bastante procurador, com escritório no endereço.... para receber intimação, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, no fulcro do artigo 164, I, do Código Tributário Nacional combinado com o artigo 890 e seguintes do Código de Processo Civil, propor Ação de Consignação em Pagamento em face do Município de Vale verde, pessoa jurídica de direito publico, inscrita no CNPJ sob o nº. ..., de acordo com as razões de fato e de Direito aduzidas:
Dos fatos Os Autores são co-proprietários de certo imóvel localizado no município de Vale Verde e receberam, surpreendentemente, o carnê para pagamento parcelado do imposto sobre propriedade predial e territorial urbana – IPTU, com a cobrança da taxa de remoção de lixo. Discordando com a referida cobrança alegando inconstitucionalidade, os autores dirigiram-se à secretaria de fazenda Municipal para efetuar o pagamento devido relativo ao IPTU e então foram impedidos, sob o argumento de que O Estado somente receberá o pagamento do IPTU com o pagamento concomitante da referida taxa de remoção de lixo.
Do direito
Estabelecem o artigo 145, II, da Constituição Federal
“A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
II - taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição”