Tendência formalista moderna
A matemática escolar perde tanto o seu papel de formadora da “disciplina mental” côo o seu caráter pragmático de ferramenta para resolução de problemas. Passa a se enfatizar a dimensão formativa sobre outras perspectivas: mais importante que a aprendizagem de conceitos, são as aplicações do que se estuda em matemática (ou seja, passa a se valorizar mais as aplicações, do que o aprendizado).
Na verdade, essa proposta de ensino parece visar não à formação do cidadão em si, mais a formação do especialista em matemática.
A tendência moderna procurava os desdobramentos lógicos-estruturais das idéias matemáticas, tomando por base não à construção histórica e cultural desse conteúdo, e sim a sua unidade e estruturação algébrica mais atual, possibilitando a melhoria da “qualidade” de ensino da matemática.
Formalista Moderna
01. Surge o MMM (Movimento da Matemática Moderna) – alternativa à Matemática Tradicional.
02. Intenção da renovação do currículo por causa da insatisfação em relação ao ensino .
No início do movimento...
03 Ainda enfatiza-se o uso preciso a linguagem matemática, o rigor e as justificativas das transformações algébricas através das propriedades estruturais.
04. A finalidade do ensino é a formação do matemático , não do cidadão.
05. A Matemática torna-se extremamente formal e descontextualizada, perde seu caráter de formadora de “disciplina mental” e de ferramenta para resolução de problemas.
06. O ensino continua sendo autoritário e centrado no professor.
...no decorrer do processo...
07. O professor usa com freqüência o método pelo qual o mestre é o guia e o aluno o descobridor.
08. O novo programa deve permitir educar o aluno perante novas conquistas da ciência oferecendo-lhe tão somente o número de fatos imprescindíveis à sua formação (Sangiorgi)
09. Promessa de ensino mais atraente e descomplicado, mas ainda cheia de formalismo.
10. Carregada de simbolismo e enfatizando a precisão de uma nova linguagem,