Ondas
Engenharia Civil
-------------------------------------------------
------------------------------------------------- Londrina - PR
Introdução
Imagine um lago com a superfície bem calma, onde, de repente, se joga uma pequena pedra. O choque da pedra na água produz uma perturbação que se vai transmitindo, formando uma linha circular (com centro no local onde a pedra bateu) e que vai se afastando lentamente. Se continuarmos jogando outras pedrinhas no mesmo ponto, veremos que se formam novas perturbações análogas à primeira. Isso visto de cima daria a impressão de várias circunferências de mesmo centro. Dizemos que estas perturbações produzidas na água são ondas que se formam no centro e se propagam no plano de água em todas as direções. Suponha agora uma folha boiando próxima ao local onde caiu a pedra. Quando a oscilação produzida pela pedra passar na posição onde a folha se encontra, esta irá subir e descer, mas não acompanhará o movimento de propagação da onda. Em outras palavras, a onda transmite a oscilação, mas não transporta a matéria que se encontra em seu caminho. Podemos entender esta oscilação da folha como sendo transmitida pela onda. Observa-se que a folha recebe esta energia e se eleva para, em seguida, descer e transmitir a energia para o ponto seguinte. E assim por diante.
Algumas ondas precisam de um meio material para propagar-se, como a onda na água, o som, a onda produzida numa corda; outras não precisam: podem propagar-se no vácuo como é o caso das ondas de luz, de rádio e ondas eletromagnéticas em geral.
Na história da Física, grandes cientistas dedicaram-se ao estudo das ondas, entre eles: Christian Huygens (1629-1695), Robert Hooke (1635-1703), Isaac Newton (1643-1727), Heinrich Hertz (1857-1894), Guglielmo Marconi (1874-1937), Doppler (1803-1853).
Graças às ondas é que existem muitas das maravilhas do mundo moderno, como a televisão, o rádio, as telecomunicações via satélite, o radar,