Variáveis Complexas - Lista de Exercícios
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO I
DOCENTE: DULCINÉIA
DISCENTE: MESSIAS GOMES NOVAES JÚNIOR
SÍNTESE I – TEXTO I: PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio: diferentes concepções. In: Estágio e Docência. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p. 31 – 58.
O estágio sempre foi visto como a parte prática dos cursos de formação de profissionais, contrapondo a teoria.
Muitos alunos que concluem seus cursos afirmam que a profissão se aprende com a pratica, mas o autor afirma que a pratica deve ter como referência a teoria, ou seja, a uma necessidade em se conhecer teoria e prática.
As teorias em geral estão completamente desvinculadas do campo de atuação profissional dos futuros professores, isso porque as disciplinas não se relacionam entre si e nem com a realidade que lhes deu origem.
É tradado sobre uma desigualdade existente entre teoria e prática na estrutura escolar, atribuindo-se menor importância a carga horária prática. A justificativa atribuída a essa desvalorização da pratica é destinada a redução de custo, o que originou propostas de reduzir a carga horária destinada ao estágio convertendo em "estagio a distancia". Mas em súmula essa desvalorização da pratica se traduz em verbas menores a projetos educacionais.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS EUNÁPOLIS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO I
DOCENTE: DULCINÉIA
DISCENTE: MESSIAS GOMES NOVAES JÚNIOR
SÍNTESE II - TEXTO I: FIORENTINI, D. Alguns Modos de ver e conceber o ensino de matemática no Brasil. Zetetiké. Campinas, n. 4, p. 1-37, Nov. 1995.
Para construir o quadro de tendências o autor se fundamenta principalmente nos diversos movimentos que ocorreram historicamente no Brasil. Baseando-se no âmbito específico do ensino da matemática, em pontos de vista produzidos na área, estudos históricos, em