Tendencias pedagogicas
Luciane Stairk
Professor – Enir Dagostim
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Mad 0052
02/05/2011
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo bibliográfico das tendências pedagógicas da educação matemática, que pretendem auxiliar a compreensão e orientação da pratica educacional em diversos momentos e circunstancias e como elas podem interferir no desempenho dos alunos. Aponta também a relação professor-aluno no processo ensino aprendizagem da matemática.
Palavras-chave: Tendências, professor-aluno, ensino de matemática
1 INTRODUÇÃO
A matemática é vista por muitos alunos como uma área de dificuldades, resistências e insatisfações. As praticas pedagógicas em geral estão relacionadas à aula expositiva, com definições, exemplo e faça como o modelo. Como resultado, encontra-se alunos que não participam, com dificuldades de aprendizagem que se evidencia na reprovação e evasão escolar.
A partir de experiências observa-se que o desinteresse por parte de alguns alunos com a matemática é alarmante e isso é observado na sala de aula, na fala de alguns pais, e principalmente na fala dos docentes que de mostram preocupação com o processo.
Na literatura encontra-se com freqüência, proposições para que a pratica do professor seja direcionada na mediação, no sentido de desafiar seus alunos a aprender prazerosamente, valorizando as suas pequenas descobertas e formulando novas questões. É essencial que o professor saiba como ocorre o processo de ensino aprendizagem e adote metodologias que possibilita a participação dos alunos.
Neste contexto acredita-se que o desempenho dos alunos esta relacionado com a sua participação, pois desta forma a aprendizagem se torna menos cansativa e mais significativa.
É necessário, investigar como a tendência pedagógica adotada pelo professor de matemática pode interferir no desempenho dos seus