Tendências Pedagógicas
Pedagógicas
Trabalho de APSLPA.
Tendência Liberal Tradicional:
Consiste na verdade absoluta do professor. Há repetição de exercícios com exigências de memorização sem se considerar a idade e o compreendimento de cada aluno. Essa tendência foi a primeira a ser instituída no Brasil e não possui um “manifestante” exato. É encontrada nas escolas clássicas ou cientificas e que adotam filosofias humanistas.
Tendência Liberal Renovada:
Diferente da Tradicional, essa tendência caracteriza-se por centralizar o aluno e considerá-lo como ser ativo e curioso.
Acredita que o aluno deve experimentar, pesquisar, descobrir e estudar o meio natural e social. O professor auxilia, motiva e estimula o desenvolvimento dos alunos.
Montessori, Piaget e Decroly são alguns dos principais manifestantes. Tendência Liberal Renovadora não-diretiva
(Escola Nova):
Assim como a Renovada, tem um método centrado no aluno, mas o professor deverá garantir uma relação de respeito e bom relacionamento. A escola tem o papel de formar atitudes baseando-se na busca dos conhecimentos pelos próprios alunos. Preocupa-se mais com a parte psicológica do que com a social ou pedagógica.
Tendência Liberal Tecnicista:
Baseada no desempenho, o aluno é visto como depositário passivo dos conhecimentos. O professor transmite informações através de associações onde o aluno deve memorizar. Tem como objetivo o aperfeiçoar a ordem social
(capitalismo) formando mão-de-obra especializada para o mercado de trabalho.
Tendência Progressista Libertadora:
Trabalha com grupos de discussão e vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. A relação entre professor e aluno é de igual para igual. Tem como principal manifestante Paulo Freire.
“Não atua em escolas, porém visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em que vivem na busca da transformação social” (Quadro síntese das tendências pedagógicas – Fundamentos