Dificuldades vivenciadas pelos assessores de comunicação na organização de solenidades na pmmg
Sandra Elisabeth do Nascimento Facci
RESUMO
O estudo propõe uma reflexão sobre as dificuldades vivenciadas pelo Assessores de Comunicação na organização de solenidades da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Nesse sentido, buscou-se investigar quais são as dificuldades enfrentadas, diagnosticando as causas dessa deficiência. Foi realizada pesquisa qualitativa e exploratória baseada em questionário aberto com colaboradores da área de cerimonial. Os resultados demonstram a necessidade de se propor ações que otimizem a formação dos assessores e a padronização das atividades.
Palavras chaves: Evento; Organização de eventos; Cerimonial; Assessores de comunicação; Polícia Militar de Minas Gerais
1 INTRODUÇÃO
Atualmente os eventos representam uma ação de resultados positivos para as instituições, constituem uma parte essencial no sistema de comunicação, exercendo a função de ferramenta de comunicação dirigida e de marketing. A realização de eventos tem como objetivos alcançar resultados qualificados e quantificados junto ao público alvo, instituir um conceito para a instituição e consolidar a imagem positiva, através do planejamento, coordenação, controle organização e realização do projeto de uma solenidade.
É inegável, no entanto, que como ferramenta, o evento - seu planejamento e sua utilização - ofereçam espaço para as ações de fortalecimento do conceito e posicionamento das organizações perante seus públicos.
Para abordar organização de eventos numa instituição é necessário contextualizar o objeto de estudo deste trabalho: a Polícia Militar de MinasGerais.
Segundo Calixto (2005, p.10), a PMMG desenvolve atividades de Comunicação Organizacional com o objetivo de valorizar o público interno, projetar a imagem institucional e produzir serviços para a manutenção da segurança pública.
A comunicação organizacional, na PMMG, representa uma ferramenta estratégica