tendencias endomarketing
Um ótimo serviço pode se tornar ruim se os funcionários não confiam em si mesmos. Uma endoentrevista sobre endomarketing.
Troquemos de lugar!
O título é, sem dúvida, polêmico e revolucionário para os profissionais dessa área. Muitos chegam a discordar num primeiro momento, mas depois da idéia esclarecida, aceitam e concordam com a nova proposta.
Se para eles muitas vezes é difícil a compreensão desse conceito, fico imaginando a reação de um profissional que não está diretamente ligado ao marketing.
Para tentar facilitar o entendimento do que estou dizendo, vou colocar em prática o comportamento que todos os cidadãos deveriam ter com as pessoas do seu convívio, e que para mim é o melhor e mais completo conceito de marketing e endomarketing. Trata-se de ter humildade suficiente para trocar de lugar com indivíduos que fazem parte do seu dia-adia, sejam eles clientes ou parceiros. Dessa forma você tem a oportunidade de conhecê-los, entendê-los e, conseqüentemente, agradá-los.
Agora vamos parar por um instante e pensar.
Nas últimas 24 horas, você se lembra de ter sido atendido como gostaria? Você se sentiu satisfeito no supermercado, na farmácia, no restaurante ou tentando esclarecer uma dúvida pelo telefone com o seu banco? Ao fazer uma queixa com o telefonista do seu cartão de crédito, ou até mesmo na tentativa de marcar uma hora com a secretária do seu dentista, você recebeu a atenção esperada? Garanto que 90% dos leitores são capazes de responder que não se lembram da última vez em que foram atendidos como desejariam.
Até quando, pergunto, os profissionais de marketing continuarão criando e anunciando estratégias e promoções sem ter certeza de que serão capazes de cumpri-las? Será que algum dia os departamentos de recursos humanos vão ter a sensibilidade de desenvolver procedimentos para realmente facilitar a vida dos clientes?
Quando é que sentiremos os efeitos das pesquisas de opinião pública que