tecnologia de Fabricação de queijo
E TECNOLOGIA DE SERGIPE
CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO
PROFESSORA: TÂNIA
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DE LEITE
ESTUDANTES: JOSILEIDE DOS SANTOS; LAIZA DE AQUINO E TAYNARA GOES.
TECNOLOGIA DE
FABRICAÇÃO DE QUEIJOS
Queijo é um produto concentrado de proteína e gordura, obtido a partir do leite coalhado, separado do soro e amadurecido durante tempo variável, dependendo do tipo de queijo que se deseja fabricar.
TIPOS DE QUEIJOS
• Minas: é um queijo tipicamente brasileiro, com origem nas fabricações caseiras no estado de
Minas Gerais. Esse queijo é obtido através da adição de coalho, apresentando crosta amarelada e é branco leitoso por dentro. Tem sabor suave, pouco ácido, macio e sem olhaduras. É um queijo que tem alto teor de umidade.
• De acordo com a variação de tempo e condições de maturação, apresenta-se em três variedades: - meia cura: 20 a 30 dias de maturação
- frescal: sem maturação
- curado: maturação prolongada, superior a um mês e em condições ambiente.
• Prato: é um queijo gordo, com média umidade. Massa semicozida, consistência semidura e textura homogênea, com poucas e pequenas olhaduras. Possui sabor suave, levemente adocicado e cremoso. Sua cor é amarelo ouro devido à adição de uma pequena quantidade de corante. Seu tempo de maturação é de 45 a 60 dias.
TIPOS DE QUEIJOS
• Parmesão: é um queijo de origem italiana. Possui baixa umidade, semigordo, massa dura de sabor forte, apresentando ligeiro aspecto granular. Seu tempo de maturação deve ser de no mínimo seis meses. • Provolone: este queijo apresenta consistência semidura, textura fechada, com coloração creme em seu interior, tem formato cilíndrico alongado.
• Mussarela: queijo de origem italiana, antigamente era fabricado única e exclusivamente a partir do leite de búfala. Hoje, por sua larga utilização na culinária, é fabricado em grande quantidade com leite de vaca. Sua massa é esbranquiçada, firme e compacta.
• Seu sabor é