Analise sistema de informação
“Prof.Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”
Tema: Trabalho de Logística
Trabalho referente à disciplina de Gestão de Materiais período do 4º semestre/10 orientado pelo professor Luiz Antônio Galleno
TATUÍ 2010
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TATUÍ
“Prof.Wilson Roberto Ribeiro de Camargo
AUTORA:
Fátima Aparecida Ramos
Produção de Queijos
Histórico
No berço da civilização antiga (6000 – 7000 a.C.), na região entre os rios Tigres e Eufrates, onde havia realização de muitas culturas pode Ter sido a região de origem dos queijos. Estudos arqueológicos revelaram desenhos de cabras sendo conduzidas ao pasto com alguns sacos de pele pendurados em tumbas nos anos de 100 a.C.. Por serem um meio adequado para armazenamento de líquidos, acreditava-se que estes sacos poderiam ser usados para guardar e transportar leite. Por causa do intenso calor da região os açúcares do leite eram fermentados resultando em uma coalhada que por causa da agitação resultante do transporte se romperia separando então o soro. O soro era usado como bebida refrescante durante a viagem e a coalhada com a adição de sal serviria como alimento protéico já que a carne um alimento escasso.
Também existem referências ao queijo nos tempos bíblicos, Homero (1184 a.C.) faz referência a queijos elaborados em cavernas a partir do leite de cabras e ovelhas. Mais tarde, Herodoto (484 – 408 a.C.) se refere a queijos elaborados com leite de égua e Aristóteles (384 – 322 a.C.) menciona o queijo elaborado com leite de égua e burra.
Os primeiros coagulantes do leite foram os coalhos de lebre e cabrito, mas também se utilizava o leite de égua e vinagre. Naquela época a coagulação era realizada de diversas maneiras, há também relatos de aplicação de defumação em queijos utilizando lenhas.
O intenso comércio de queijo entre países utilizando principalmente as rotas marítimas fez com que o imperador romano Diocleciano (284 – 305