Materiais Lignocelulósicos - Operações
Campus de Guaratinguetá
Departamento de Materiais e Tecnologia
TI3 - MATERIAIS LIGNOCELULÓSICOS
Resumo: Trabalho contendo a denição das operações de corte como abate, desdobro, descascamento, laminação e beneciamento nos materiais lignocelulósicos, citando importância e tipos de equipamentos mais comumente utilizados.
1 ABATE
O abate é uma operação de corte que pode ser dividido em três métodos:
•
Sistema de Árvores completas(Full Tree System): Consiste na extração da árvore completa,
não há a retirada dos ramos.
• Sistema de Troncos inteiros(Tree length System) : Consiste na extração do tronco, o corte dos ramos e a desponta são realizados no local de abate.
• Sistema de Madeira torada(Short-Wood System) : Consiste na extração de toras, o corte dos ramos, desponta e a toragem são feitos no local de abate.
O corte da árvore pode ser feito através de ferramentas manuais ou automáticas, como ferramentas manuais são comumente empregados machados ou serrotes, normalmente para árvores de grande diâmetro é utilizado os serrotes do tipo "traçador", já as ferramentas automáticas podem ir desde máquinas motorizadas, que em sua grande maioria utiliza correntes dentadas como ferramenta de corte, até ferramentas manuais, como a motosserra.
Figura 1: Imagens de ferramentas manuais comumente utilizadas no abate, um serrote tipo traçador e um machado, respectivamente.
1
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
Campus de Guaratinguetá
Departamento de Materiais e Tecnologia
Figura 2: Imagens de ferramentas automáticas comumente utilizadas no abate, uma motosserra e um harvester, respectivamente. 2 DESDOBRO
Pode-se denir o desdobro como o primeiro estágio efetivo de industrialização da madeira, na qual se obtém diversos produtos em seções típicas para cada aplicação. De maneira geral, as toras são serradas, com ou sem casca, no sentido longitudinal produzindo peças brutas, sem quaisquer tipos de