ATPS - eletrecidade aplicada
Neste primeiro relatório estarão explicitando algumas definições, características, formas de funcionamento, diferenças, vantagens e desvantagens na utilização de correntes contínuas e correntes alternadas, assim como componentes e materiais que utilizam estas correntes, como, por exemplo, os motores e geradores de energia elétrica, e qual tipo de energia utilizamos no cotidiano, informando o motivo de sua utilização. Também terá um breve resumo da história dos geradores, quem foram os responsáveis por sua criação, e que tipo de geradores é mais utilizado para a transformação da energia mecânica para a energia elétrica.
1 Atividades Práticas Supervisionadas - Etapa 1: Relatório 1
1.1 Passo 1:
Corrente é o movimento ou fluxo de elétrons, para que produza a corrente os elétrons devem se deslocar pelo efeito de uma diferença de potencial. A corrente pode ser continua ou alternada e a seguir estarão as definições e diferenças entre elas.
A corrente contínua é a corrente que passa através de um condutor ou de um circuito, somente em uma única direção, ou seja, é sempre positiva ou negativa e é produzida por baterias, termopares e células solares. A corrente contínua pode fluir de um condutor tal como um fio, mas também pode fluir através de semicondutores, isoladores, ou mesmo por meio de um vácuo. Um termo utilizado antigamente para nomear a corrente contínua foi corrente galvânica. Logo a seguir tem um gráfico como ilustração do comportamento da corrente contínua em relação a um eixo.
Figura 01
A corrente continua pode ser obtida através de corrente alternada, porém, têm a necessidade de utilizar um retificador, assim permitindo que a corrente flua em uma única direção, e para a transformação da corrente contínua para alternada pode ser utilizado um inversor ou um motor gerador. A primeira transmissão de energia elétrica comercial feita por Thomas Edison foi utilizada o sistema de corrente contínua, mas, devido à baixa tensão e grandes