Resenha do livro UMA PROVA DO CEU
Por: Lucia Helena Vieira Neves
Este livro é baseado em um caso real ocorrido com um neurocirurgião Dr. Eben Alexander III, que foi acometido por uma doença rara , uma espécie de meningite bacteriana aguda onde afetou diretamente seu cérebro , causando rápida degeneração neurológica. Como todo médico principalmente os neurocirurgiões são céticos a respeito de experiências após a morte e que muitos relatos são contados por pacientes e encarados pela medicina como efeito de medicamentos ou transtornos causados ao cérebro pela própria doença , Dr Eben pôde viver essa experiência que mudou sua visão de mundo, e desejou através desse livro convencer não somente aos leitores, mas aos próprios médicos de que viveu uma experiência de quase morte, e que a volta a vida foi um milagre, encarando o dever de levar esse conhecimento aos olhos de todos, ele escreve esse livro, aceito por uns como verdade e por outros como uma simples história que seu cérebro criou.
Enquanto os médicos lutavam contra o tempo por sua vida, Dr. Eben fazia uma experiência , uma espécie de viagem , onde relata com muito entusiasmo em detalhes neste livro.
“A verdade era que eu tinha uma chance considerável de morrer em breve.E mesmo se não morresse, a bactéria que atacava meu cérebro já havia devorado uma parte suficientemente grande do meu córtex para comprometer qualquer atividade cerebral mais elaborada.Quanto mais tempo em coma , maior a probabilidade de passar o resto de meus dias em estado vegetativo.”
Diante desse quadro de coma inicia sua “viagem”, onde aparentemente só o corpo permanecia naquele leito frio de hospital. “Eu não tinha um corpo – nenhum de que me lembrasse de alguma maneira. Eu apenas estava...lá, naquele lugar de escuridão massacrante e pulsante.” Aqui Eben conta que se vê numa gelatina escura , transparente e turva, embaçada, sufocante e claustrofóbica, não tinha recordações, linguagem, emoção ou razão, se comparava a um ser