Tcd negociação e conflito
Negociação e Conflitos
TÍTULO
Técnicas de Negociação
OBJETIVO
O objetivo desta dissertação é mostrar de forma clara e sintetizada os estilos de conflitos existentes, bem como demonstrar que o conflito dependendo da forma, poderá ser positivo ou negativo para o negócio.
JUSTIFICATIVA
No ambiente corporativo lidar com conflitos é uma constante. Prover as melhores soluções para momentos de turbulência, atuar como um harmonizador de ambientes e aprender a negociar são habilidades que contribuem com o clima organizacional, o ambiente de trabalho e proporcionam uma maior produtividade da equipe. |
INTRODUÇÃO
Os conflitos existem desde o inicio da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização. É possível pensar inúmeras alternativas para os indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser abafados ou ignorados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma organização. Se observarmos a história, até a pouco tempo a ausência de conflitos era encarada com expressão de bom ambiente, boas relações e no caso das organizações, como sinal de competência. Porém no decorrer deste trabalho, veremos que este conceito mudou completamente.
DESENVOLVIMENTO
O conflito é um processo de oposição e confronto que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante.
Existem três principais visões a respeito do conflito. A visão tradicional (décadas de 30 e 40) acredita que todo conflito é danoso e deve ser evitada, já a visão de relações humanas (anos 40 até meados dos anos 70), acredita que o conflito é uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, defendendo sua aceitação. Na visão integracionista o conflito é uma força positiva e necessária para que nosso desempenho seja eficaz, devendo ser estimulado.