A ascensão dos novos líderes: desafios e oportunidades das novas gerações
OPORtUNIDADEs DAs NOvAs GERAçõEs
Carla Fabiana silva de Oliveira
Existem hoje inúmeros manuais que prometem fazer de você um líder. Alguns com historinhas e fábulas fáceis para o entendimento da população em geral, sendo considerados como best-sellers no seguimento de autoajuda.
E outros mais detalhados e complexos, porém, todos querem falar do mesmo assunto tão em pauta atualmente:
“lIDERANçA”.
O conceito de liderança vem sendo lapidado ao longo dos anos deixando de ser uma visão simplesmente da ocupa- ção de um cargo para se tornar um comportamento possível a quem se dedique a seu entendimento. Um significado importante dentre as inúmeras definições dadas à palavra é a confiança, estabelecida entre líder e seus liderados. sem a mesma o processo não se constitui e aí caímos na questão burocrática do gerenciamento. muitos confundem os conceitos: liderança e gerenciamento. Chegam até mesmo a se referir a um, ou a outro, como sendo a mesma coisa.O fato é que líderes e gestores precisam conviver juntos, pois um completa a ausência do outro. Para John kotter (1992), citado no texto Revisão literária sobre liderança, o gerenciamento “...está relacionado a lidar com a complexidade” enquanto liderança “ ...está relacionada a lidar com desafios”.
Hoje, cada vez mais, estamos lidando com pessoas jovens chegando a estes postos de liderança, sem muitas vezes terem passado pelo processo de maturação fundamental na formação de um líder. são jovens da tão falada geração Y, que tem, em modos gerais, o desafio como seu lema de trabalho.
O que vemos nas organizações, muitas vezes, é um verdadeiro despreparo regado a doses generosas de ansiedade. Esse novo “líder-gestor” tem a difícil missão de assumir uma nova postura, afinal, ele precisa ser aceito pela equipe em que, em alguns casos, ele era mais um liderado até o dia anterior.
Nesta nova função ele precisará acompanhar o desenvolvimento dessa equipe e estimulá-la,