A importância da língua inglesa
Izaura Pereira da Silva Carlos Eduardo Bezerra
RESUMO: Neste artigo, trataremos da literatura popular cearense, com ênfase em autores e obras escritas na cidade de Aracati. Analisaremos as obras do poeta Dideus Sales, sobretudo Jitiranas de luz. Nesta análise, destacaremos os temas, as características da poesia de Dideus Sales, a relação da sua poesia com a terra, com a sociedade e com o próprio fazer poético.
Palavras-chave: Literatura Popular, Aracati, Dideus Sales, Jitiranas de luz.
ABSTRACT: key words:
INTRODUÇÃO
1 INÍCIO DA POESIA POPULAR NO BRASIL E NO CEARÁ 1.1 Início da poesia popular no Brasil
Não há fato histórico específico que date a chegada da literatura popular no Brasil. Mas sabemos que ela chegou com os portugueses e que recebeu as contribuições de outros povos e suas culturas. A poesia oral, por exemplo, cantada desde a Idade Média, expandiu-se aqui no Brasil através dos conhecimentos de pessoas que aqui moravam e transmitiam essa poesia umas para as outras através da cantoria e das pelejas dos emboladores, pois na época o número de pessoas alfabetizadas em bem pequeno.
Muitas dessas poesias se perderam no decorrer dos séculos, pois eram guardadas apenas na memória de seus cantadores e passadas, como já se disse, de uns para outros através da cantoria e da declamação. Tendo origem nas cantigas de amigo dos Trovadores, que tem paralelismo, refrão, reintegração e estribilho, que são recursos próprios destes tipos de textos para facilitar a memorização dos cantadores. Esses recursos são usados até hoje. Somente no século XVIII o cordel chegou ao Brasil e essas cantigas passaram a ser registradas e comercializadas em folhetins colocados em barbantes ou cordões, daí o nome cordel, assim como era feito em Portugal. Os temas utilizados nessa literatura desde as cantigas de amigo até hoje são: atos de heroísmo, milagres, mortes de