dristribuição
UNISALESIANO
Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores Lins, 17 – 21 de outubro de 2011
GERAÇÃO Y E EMPREENDEDORISMO
Erica Nayara Lemes - ericanayaralm@gmail.com
Raphaela Castro de Camargo - Raphaelacamargo_gbe@hotmail.com
RESUMO
Atualmente as empresas têm encontrado dificuldades para lhe dar com a geração y, pois embora seja uma geração inovadora, comprometida, com objetivos claros e definidos para uma ascensão profissional rápida, toda essa ansiedade pode não trazer bons resultados. Já a geração x tem receio de compartilhar suas idéias por medo de perder seu trabalho e não é apta a mudanças, mas além dessas características a geração x sabe como enfrentar crises através de suas experiências e consegue ter uma visão ampla de mercado. Hoje há um conjunto inesperado de circunstâncias, novos consumidores, novas plataformas de negócios e novas tecnologias que está impactando o cotidiano das empresas. São mudanças profundas, capazes de desestruturar empresas que até pouco tempo eram consideradas sólidas. Por tanto as empresas vem sentindo a cada dia a necessidade de mudança na liderança. O líder deve ser continuamente um empreendedor, observando seus papéis e características para atrair e inspirar profissionais da chamada geração y, que é a geração do futuro.
Palavras-Chave: Geração y. Geração x. Empreendedorismo.
1. INTRODUÇÃO
Nesse mercado competitivo e com muitas mudanças enfrentadas pelo mundo empresarial, há necessidade de analisar o perfil necessário e eficaz para estar á frente de uma organização.
Este artigo, de caráter de revisão bibliográfica, tem o objetivo de analisar a participação da geração y no campo empreendedorismo e no mercado de trabalho através de uma breve análise das três gerações existentes, visando o sucesso empresarial. Para sua confecção, buscamos autores que expõe suas opiniões sobre a geração y nas empresas dando dicas