estudo de caso de gestão de empresas
LIMA, C. de; PROCHNOW, W. E. Implantação de sistema de gestão ambiental em empresa do ramo metalúrgico. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v.1, n.1, Jan – Jun. 2012
O receio das organizações de que danos ou passivo ambiental afetem negativamente a imagem corporativa, pois o crescimento de uma cultura de consumo atualmente está associada à produção mais limpa (consumidor verde). Pressões da sociedade organizada e um maior rigor das agências de regulação ambiental, em especial com relação às indústrias mais sujas e intensivas em recursos naturais e energia.
Diversos projetos, legislações e reuniões entre países vêm sendo realizados com frequência para buscar soluções que auxiliem na recuperação do planeta. Atitudes foram repensadas e normas aplicadas objetivando a consciência ambiental a fim de reparar os danos causados até o momento e reduzir os impactos futuros, por isso visa-se uma postura passiva em oportunidades de negócios. LIMA e PROCHNOW (2012) mostram a adequação de uma empresa do ramo metalúrgico, localizada na região metropolitana de Curitiba-PR, aos padrões dessa era ambiental, realizando a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental baseado na NBR ISO 14.001:2004. O incremento da preocupação com a manutenção da existência de recursos naturais em um ambiente propício para a continuidade das futuras gerações.
A prática de um sistema de gestão ambiental tornou-se indispensável para as organizações se manterem competitivas e atenderem a satisfação de todos os envolvidos. É de suma importância o comprometimento da organização com o cumprimento de requisitos legais aplicáveis, bem como a real intenção de executar as tarefas de modo que os impactos ambientais negativos sejam minimizados.
Os resíduos sólidos industriais é todo o resíduo que resulte de atividades industriais e que se encontre nos estados sólido,