Negociação e conflito
TCD – DISCIPLINA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
POLO: Seu pólo
ALUNO: Seu nome
TEMA: TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
TÍTULO: "A negociação e o conflito"
OBJETIVO:
Demonstrar as táticas de negociações e a ligação presente entre elas e os conflitos apresentados neste ato, enfocando também como estes últimos vem alterando a rotina dos atuais empreendedores.
JUSTIFICATIVA:
As negociações são rotinas presentes a todo instante na vida de todo e qualquer individuo, e apresenta-se em todos os campos: pessoal, social, econômico e organizacional. Como todo processo que envolve duas ou mais pessoas ou partes, nem sempre todas sairão totalmente satisfeitas, sempre haverá um lado que deverá ser mais flexível em algum ponto para que se possa alcançar a proposição desejada, buscando-se os meios mais benéficos a todos, assim surge o link entre negociações e conflitos.
INTRODUÇÃO:
Negociar é uma habilidade é desenvolvida por todos ao longo do tempo, conforme a necessidade. A todo instante o individuo é submetido a algum tipo de negociação, seja ela com os filhos, pais, cônjuge, chefe, clientes, fornecedores, amigos. As negociações surgem por qualquer motivo, horário, valores, compras, vendas, enfim, qualquer coisa pode ser motivo de negociação quando se envolve dois ou mais indivíduos. Assim ela vem como habilidade ou competência muito importante a ser desenvolvida, na obtenção do sucesso nas relações interpessoais.
Como cada pessoa possui uma maneira de pensar, de agir e uma gama de interesses, assim é natural que em uma negociação nem todos saiam satisfeitos, pois o certo e o errado o que dita é a forma como cada um lida com suas diferenças, e é comum que nem todos os interesses consigam a ser alcançados e sanados, daí a co-relação entre conflito e negociação. MOSCOVICI já enunciava em 1975 que é a partir das divergências de percepções e idéias que as pessoas se colocam em posições antagônicas, caracterizando-se assim as