NEGOCIAÇÃO E CONFLITOS
A negociação é um processo onde as partes envolvidas buscam alcançar uma decisão conjunta sobre o assunto em questão. A necessidade de negociar está presente no nosso dia-a-dia, onde podem surgir a qualquer momento, desde a hora que acordamos até a hora de irmos dormir passamos por inúmeras negociações consciente e subconsciente. Por mais que a negociação esteja inserida no nosso cotidiano não é tão simples assim de fazêlas com êxito, pois nem sempre a negociação será tranquila e satisfará a todos.
Para isso existem duas formas gerais de negociar, sendo: a forma flexível ou inflexível. Quando negociamos de forma flexível tentamos evitar o conflito pessoal, porém podemos nos sentir explorados, já quando negociamos de forma inflexível pendemos para o confronto de vontades, onde cada um tem por objetivo “ganhar”, isso faz com que o diálogo seja mais agressivo podendo até afetar a relação com a pessoa que você está negociando. Há dois tipos de negociação, sendo: Negociação distributiva que tem como objetivo conseguir o máximo possível do montante em disputa, a atitude principal é “eu ganho, você perde”, o foco é nas posições “não posso ir além desse ponto nessa questão”, não há muito compartilhamento de informações pois acreditam que compartilhar informação só fará com que a outra parte fique em vantagem, o relacionamento tende a ser em curto prazo; Negociação integrativa tem por objetivo aumentar o montante em disputa para que ambas as partes fiquem satisfeitas, a atitude principal é que “ambos ganhamos”, o foco está nos interesses “você pode me explicar por que esta questão é tão importante para você?”, a troca de informações é alta pois acreditam que compartilhar
as
informações fará com que cada parte encontre formas de satisfazer os interesses de cada uma, o relacionamento tende a ser de longo prazo.
Segundo PICKEPING (1999), o conflito é meramente a existência de opiniões divergentes ou incompatíveis. O